sábado, 12 de fevereiro de 2011

Notícias da Paróquia (nº6 - 13/02/2011)

*In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha/MA - Nº 06 - 13/02/2011 - Diretor: Pe. Manuel Neves 

1 – Na última quarta-feira (9), o Sr. Bispo, D. Valdeci (foto), visitou a equipe sacerdotal. Durante o encontro foi informado, por alto, de todas as estruturas pastorais da paróquia. Inteirou-se da situação econômica: a paróquia não tem dívidas e tem muita despesas, sobretudo com obras nas comunidades dos bairros. Foi-lhe colocada a questão do enorme desenvolvimento da cidade, da necessidade de se fundar novas Paróquias para dividir trabalhos pastorais, porque, como está, não há equipa sacerdotal que agüente. Areal seria o primeiro espaço a preparar para uma paróquia. Também lhe foi assegurada a vinda de mais um sacerdote de Angola e mostrada a necessidade de uma maior segurança no campo da saúde, com a integração da Diocese num Plano de Saúde como têm outras dioceses. Foi-lhe também mostrado que, dada a situação de desenvolvimento de Chapadinha, na Diocese, se vê como necessário pensar para um futuro próximo a transferência dos serviços centrais diocesanos para aqui. O Sr. Bispo anotou todas as observações e prometeu ajudar-nos sempre que os trabalhos diocesanos lhe permitam. Para isso, no próximo domingo (20), virá celebrar a missa da noite.

2 – Começou a matrícula para a catequese em todas as comunidades da cidade. Um cartaz foi também distribuído para ser afixado em lugares públicos com o local e o horário em que as pessoas podem fazer as matrículas.

3 – Insistimos para que, em cada comunidade da cidade, se organize grupos de todas as pastorais que já funcionam na Paróquia. Temos que pensar no futuro e sentir a responsabilidade como se cada comunidade seja uma nova Paróquia.

4 - Neste domingo (13), às 15h, vai haver uma reunião no Centro Novo com duas ou mais pessoas de cada comunidade para se tratar do assunto da Campanha da Fraternidade. Este ano o assunto da ecologia ou do ambiente tem muita atualidade e necessita de muito trabalho. A televisão mostrou nesta semana questões ganhas em tribunal que obrigaram clubes barulhentos de festa a pagar hotel de 3 estrelas a vizinhos que se sentiram lesadas no seu direito ao sossego noturno e diurno. E noutro caso, a empresa responsável foi obrigada a fazer um muro para proteger povoações da zoada causada pelo trânsito de uma estrada.

5 - Está em elaboração um blog da Paróquia na internet (ESTE). Por enquanto só está criado o lugar: www.paroquiadechapadinha.blogspot.com Vamos, de futuro, usar este blog para informações, mandar o boletim “Vida Nova” a todos os amigos, publicar artigos de formação, contato com todas as pastorais... Achámos este trabalho necessário no atual contexto cultural e agradecemos a Sousa Neto, pela assessoria dada.

6 - Reuniu-se no último sábado (12) o Comitium da Legião de Maria. Também líderes paróquias da Pastoral da Criança reuniram-se em nossa Paróquia nesse fim de semana.

Nenhum comentário: