sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um Pouco da História de nossa Diocese! Habemus Episcopum!

Com  alegria e esperança vivenciamos um momento forte na história da Diocese de Brejo-MA que tem 39 Anos de criação.

Para nós cristãos, o Bispo é o legítimo sucessor apostólico e legítimo chefe da Igreja Particular a ele confiada. É sinal da presença viva e atuante de Cristo na Igreja.
 
Uma Igreja Particular, ou seja, uma Diocese é uma porção do povo de Deus confiada aos cuidados de um bispo que possui o tríplice múnus de ensinar, santificar e governar. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “cada bispo, como vigário de Cristo, tem o encargo pastoral da Igreja Particular que lhe foi confiada, mas ao mesmo tempo ele, colegialmente, com todos os seus irmãos no episcopado, deve ter solicitude por todas as Igrejas [...]” (CIC, n.1560, pp. 427-428).

A Igreja Particular de Brejo-MA foi criada pela Constituição Apostólica “Pro Apostolico” do Papa Paulo VI em 14 de setembro de 1971, sendo desmembrada do território da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Segue o trecho da Constituição em que é criada a “Dioicesis Breiensis”: “[...] Ab archidioecesi S. Ludovici in Maragnano integrum territorium municipiorum separamus, quibus per vulgus appellatio Afonso Cunha, Anapurus, Araioses, Barreirinhas, Brejo, Buriti, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhaes de Almeida, Mata Roma, Santa Quiteira do Maranhao, São Benedito do Rio Prêto, São Bernardo do Parnaiba, Tutoia, Urbano Santos, ex iisque dioecesim condimus, Breiensem appellandam iisdemque circumscribendam finibus ac municipia quae diximus.” [A.A.S., vol. LXIV (1972), n. 1, pp. 12-13].

 
O primeiro bispo a tomar posse da Diocese de Brejo foi Dom Afonso de Oliveira Lima, SDS, aos 29 de novembro de 1971. Governou a diocese por vinte anos com esforço e dedicação, enfrentando as dificuldades que são próprias do pastoreio e do episcopado. Seu lema: “Duc in Altum” (Conduze ao alto) revela um traço seu: a aspiração pelas coisas celestes. Aos 18 de janeiro de 1989 foi nomeado como bispo coadjutor da diocese o Monsenhor Valter Carrijo, SDS, ordenado bispo em 15 de abril de 1989 e empossado aos 05 de maio de 1989. Assumiu o governo da diocese em 25 de setembro de 1991 quando da renúncia de Dom Afonso de Oliveira Lima.


Dom Valter Carrijo, homem simples e profundo assumiu a árdua missão de conduzir esta diocese pelos caminhos da história e assim o fez. Seu lema: “Veni ut vitam habeant.” (Eu vim para que todos tenham vida – Jo 10,10). No ano passado, entregou o governo da diocese, após dezenove anos de pastoreio, ao terceiro bispo: Dom José Valdeci Santos Mendes em solene cerimônia que aconteceu em 28 de agosto do ano passadoano na Sé Catedral de Brejo.


O novo bispo foi ordenado dia 21  de Agosto de 2010, na cidade de Arari-MA, ele que é maranhense da cidade de Coroatá, nascido aos 12 de setembro de 1961. Ordenado sacerdote aos 11 de setembro de 1994 e nomeado bispo para a Diocese de Brejo aos 05 de maio deste ano. Seu lema: “Bonus pastor animam suam ponit pro ovibus” (O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas – Jo 10,11)

Devemos nos colocar em espírito de constante oração e suplicar a Deus que conceda ao novo bispo muita luz para guiar seu rebanho, sabedoria para discernir o que é vital para um amadurecimento na fé e repelir tudo aquilo que a prejudica. Rezemos pelo nosso clero para que sejam fiéis e respeitem o bispo, pois como já dizia um dos Santos Padres da Igreja, Santo Inácio de Antioquia (67-110 d.C.): “ubi episcopus, ibi ecclesia; ubi ecclesia, ibi Christus” (Onde está o bispo está a Igreja; onde está a Igreja está Cristo). Mergulhemos no tempo de Deus e deixemos que Ele nos conduza para verdes pastagens onde um dia repousaremos e descansaremos após a longa batalha que travamos neste mundo!
 

Nenhum comentário: