segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - CAMINHADA ENCERRANDO SEMANA NACIONAL DA FAMILIA



       A Semana Nacional da Família teve inicio em1992, fazendo portando já 20 anos de efetivação nacional. Neste ano em Chapadinha a Pastoral Familiar desenvolveu um belo trabalho com reuniões familiares em todos os Bairros da cidade para conscientizar as familias sobre a importância do aglomerado familiar,que vem desde o ordem do Criador, e fez da familia no nosso mundo a imagem da Familia da Trindade, como destacou o primeiro relator no inicio da Caminhada, senhor Manoel Barreto, o qual também se referiu à outra imagem familiar que Deus plantou no mundo, a Sagrada Familia de Nazaré.

     Em segundo lugar,o senhior Antônio de Sousa destacou a vivência familiar como experiência, e deu o belo testemunho pessoal dentro da sua própria familia.

     Por sua vez o jovem Gerry destacou a importânica da Familia para a sadia formação e harmonioso crescimento dos filhos e dos jovens dentro da familia,e  como a melhor escola e o melhor ambiente para desenvolver suas personalidades, e para que um dia estejam capacitados para formar suas próprias famílias

     Na homilia da Santa Missa, na Capela da Aparecida, o P.Luis, fundador do Grupo João Paulo II desenvolveu o tema da fidelidade familiar.

     Nosso vigário, P.Neves é presidiu e organizou todo movimento da caminhada, enriquecendo-a com comentários quentes sobre a Familia

     Destacando o tema da Semana Nacional  que fala sobre: "a Família, o trabalho e a festa", A Psicóloga Clínica, Psicogerontóloga e Logoterapeuta Sônia Nascimento ressalta que a família cristã que tem o seu referencial na Sagrada Família, tem a missão de colaborar no resgate dos valores morais, éticos e espirituais.

Segundo Sônia Nascimento, a literatura psicológica vem acompanhando as diversas transformações que vem acontecendo na estrutura familiar. De acordo com Sônia, vivemos num mundo em permanente transformação mas, ainda e sempre, é na família que se desenvolve o ser humano, suas características individuais e seus valores morais bem como os seus afetos e sua forma de se expressar no mundo.

—      A família é a instituição que exerce influência significativa no desenvolvimento psico-social do ser humano, além de interferir na construção dos vínculos afetivos e auto-estima. Deste modo, a família cristã que tem o seu referencial na Sagrada Família, tem uma missão perante o vazio existencial que vem invadindo – sem ser convidado – aos diversos lares, de colaborar como modelo no resgate dos valores morais, éticos e espirituais norteando a Família, que é um projeto de Deus, como lugar da verdadeira Festa porque, afinal, bom demais é ter uma família de Deus, conclui.

E Dom Orani Tempesta destaca  no artigo “Vocação à Família” – publicado no Portal da Arquidiocese :

“ Quanto mais nossas famílias se estruturarem devidamente e sobre os alicerces da fé e da verdade, mais o mundo tomará consciência de sua verdadeira identidade e missão. O Concílio Vaticano II, no documento Alegria e Esperança, ressalta que "a salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem estar da comunidade conjugal e familiar."
( Veja fotos da Caminhada)















Nenhum comentário: