terça-feira, 9 de setembro de 2014

como vai a novena da Padroeira de Chapadinha - leia na íntegra o tema do 3 dia da novena

Estamos no terceiro dia da nossa novena de preparação para o Festejo da Padroeira. Ontem foi-nos lembrado a tríplice recomendação: Bíblia na mão; Pé na Missão; e juízo na eleição
Queremos que nosso Festejo nos ajude a ser mais cristãos para depois nós podermos transformar o mundo de modo a ser Reino de Deus. Como certamente todos sabem, estamos a encontrar dificuldades graves na realização dos objetivos a que nos propusemos. Parece que estamos numa cidade sem autoridade, onde a lei vale para uns e é esquecida para outros. Não queremos que o Festejo da Mãe sirva para promover vícios, satisfazer maus hábitos e ser ocasião de baderna, falta de segurança e incentivo à bebedeira, à prostituição e ao aumento do consumo de drogas. Há quem pense que ser político e autoridade é uma coisa fácil, só para estar no gabinete e deixar correr tudo como calha. As autoridades foram avisadas pelo Pároco para ajudarem nossa comunidade católica a celebrar nossa fé com dignidade e respeito. Sabemos que estamos em ano de eleições e muita gente não quer tomar posição para não prejudicar o voto nos seus candidatos. Promove-se o vício com o desleixo, deixando invadir tudo de desordem e depois vai-se pedir à Igreja que traga uma Fazenda Esperança para tratar os drogados.
Nesta noite queremos meditar mais um aspecto da vida da grande mestra de cristianismo que é Nossa Senhora. Depois que ela foi anunciada pelo anjo sobre a Vontade divina de ela ser a Mãe do Redentor, Maria não se envaideceu, não ficou prestigiando-se pela escolha. Deus já tinha descido até ela e, por isso, ela tinha que seguir a corrente de amor que tinha levado a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade a vir tomar um corpo na natureza humana para ajudar a humanidade a sair do pecado.. Colocou-se, então, apressada a caminho da casa de Isabel para ajudar esta parenta grávida de um filho: João Batista. Diz o Evangelho que ela foi apressada. Como quem vai transmitir um recado de amizade. É a primeira procissão eucarística realizada na História. Deus em socorro dos necessitados. Por amor desce ao seio de Maria e, ,por amor, continua essa viagem de salvação.
Há imagens na nossa vida quotidiana que nos ajudam a compreender a missão que arranca Jesus da Trindade para O fazer mensageiro de salvação em todas as situações. Hoje a Igreja tem esta mesma missão: levar Jesus aos outros. Exatamente para isso é que existe a igreja com suas estruturas e dinâmica de salvação. E na Igreja todos nós temos que assumir essa preocupação: levar Jesus aos outros. Cristo não é coisa que se guarde para uso privativo, não é um deus caseiro só para nos dar sorte. Ele é Rei universal, É redentor de toda a humanidade. Tendo subido ao céu, enviou-nos o seu Espírito para nos fortalecer e animar na aceitação de colaborar para que esta missão de salvação continue. Cada batizado assume essa missão como sua. O que é de cristo é nosso, de nós batizados. Levar a Palavra de Deus, realizar o projeto universal de salvação é tarefa de todos nós. Somos as mãos, os pés, o coração de Jesus. Seu amor e projeto pulsa dentro de nós e não nos deixa parar.
Um carro sem gasolina não presta. Uma moto sem rodas não tem utilidade. Uma pessoa sem coração não pode viver. Pois a missão de levar a salvação a todos é a energia, a força, o coração de nossa fé. Queima ama contagia. E a nossa fé é uma paixão, uma opção vital séria, um compromisso que temos com Cristo.
Deus salvou-nos em família. Encarnou, falou, sofreu e morreu na fidelidade à Vontade do Pai. E transmitiu-nos essa tarefa de continuar na visibilidade humana a sermos veias de transmissão desse sangue redentor. Quem se contenta com vir à missa, participar de um ou outro ato religioso e depois sossega no desinteresse, não é cristão sério. Temos que ser missionários do Evangelho, mensageiros do amor do amor, arautos da Boa Nova do amor divino por cada ser humano. Os pais na sua casa devem transmitir a vida espiritual e não só preocupar-se com dar o alimento aos filhos. Os professores devem ensinar a moral das bem-aventuranças e não só ensinar a soletrar e fazer contas: educação integral da pessoas. Os governantes não podem esquecer-se que devem servir a vida, a justiça e o bem comum. Autoridade que se serve do que é público para enriquecer e não serve o povo a melhorar sua vida é traficante, corrupto, um malfeitor. Nossos caminhos têm que ser caminhos para transportar a mensagem da fraternidade, não nos podemos deixar arrastar por aqueles que ficaram na berma do caminho vomitando inutilidade não querendo que outros avancem. Estamos num mundo em que os moles serão atraídos, derrotados, vencidos e virarão lixo humano, podridão fruto do tédio e do desânimo que gera a falta de sentido de vida. Temos que viver uma existência comprometida com Deus e com os irmãos que hoje são o presépio onde O podemos encontrar. Os reis magos saíram de suas terras, venceram dificuldades, mas encontraram Jesus no presépio com Maria Sua mãe. Viemos aqui nesta noite com o mesmo objetivo: encontrar Jesus. Mas cuidado: o presépio dele hoje é o pobre, o necessitado, o doente, o que anda afastado da transcendência e vive só na imanência, na materialidade do que vê.
Ser missionários é nossa missão. Levar Jesus no conhecimento de Sua palavra, n a força de sua mensagem, no amor de Sua salvação. Inquietar os acomodados que não se preocupam com a vida espiritual, desinstalar os desinteressados pela vida e pelos valores cristãos, acordar os adormecidos na apatia, na tristeza duma vida sem deus e sem sentido. Maria foi apressada ajudar sua prima. E nós, que esperamos? Que é que nos tem levado a tanto desinteresse, a tanta falta de fé no Deus que nos ama infinitamente. Que nesta noite Maria nos desperte, nos acelere, nos entusiasme nos caminhos da missão, nos carreiros da fraternidade, nas encostas da vida onde se encontram tantos e tantas a precisar de nossa ajuda. Há muitos irmãos que vivem nas trevas. É preciso que alguém dê ao interruptor da graça para que a luz de Deus os ilumine.
Ajudai-nos, Mãe, a não descuidar nossa missão, a viver com a mesma pressa que vos levou a casa de Isabel na direção dos nossos irmãos para construirmos fraternidade e juntos trabalhar por um mundo melhor. Obrigado, Mãe, pelo Seu exemplo de ir ligeira a construir fraternidade e intercedei por todos nós, para que sejamos missionários. 

Nenhum comentário: