quinta-feira, 11 de setembro de 2014

festejo de NªSª das Dores - veja na íntegra a mensagem da 5ª noite da novena

5º dia da novena :    MARIA, ESPOSA E MÃE NA SAGRADA FAMÍLIA
CHAMADOS Á COMUNHÃO DE VIDA NA FAMÍLIA

Estamos no quinto dia de nossa novena. O festejo da mãe Maria e nossa Padroeira vai caminhando para o fim e temos que amarrar ideias para tudo não passar inutilmente. Vive o Festejo quem vem aqui. Não quem visita o parque para se divertir. Este Festejo é religioso. Não é feira nem festa civil que permite algumas cerimónias religiosas. E têm aqui surgido pensamentos que não podemos esquecer, como: “Religião sem caridade e que não rima com ternura, vira loucura”. “Só temos o que damos. A vida só tem sabor de felicidade quando a partilhamos”. “Bíblia na mão, pé na Missão e juízo na eleição”. “No simbolismo bíblico encontramos figuras belas da missão de Maria, como Judite que venceu Holofernes, Maria é a mãe poderosa e vitoriosa contra o mal; como Ester, Maria é a nossa advogada e mãe clemente”. 

Foi o céu que falou, não qualquer humano, e o céu disse que Maria é cheia de graça, a mais bendita de todas as mulheres, porque ninguém como ela teve a missão de trazer no seu seio o Filho de Deus”. Ela é a nova Eva que veio para nos salvar, a arca da nova e eterna aliança, a shekinah da intimidade e proximidade divinas, a sarça onde o fogo do amor divino se revelou sem ela perder a virgindade. Ela tem a generosidade de quem é santo, a prontidão duma missionária, a escuta de uma boa discípula do Senhor, Ela é a mãe por excelência, a educadora de seu Filho Jesus, a primeira cristã, a mestra de cristianismo, a nossa intercessora e Padroeira.


Já tudo isto seria motivo para nossa reflexão e alegria. Mas há uma coisa neste festejo que está mexendo comigo e me causa entusiasmo: é ver tantas pessoas, multidões mesmo, vir aqui louvar e agradecer a Deus por nos ter dado uma Mãe tão santa que nos incentiva a viver melhor a Vontade de Deus. Não sei se vocês o sentem, mas eu sinto-me católico entusiasta, com muita honra, sustento minha fé, defendo-a e me orgulho de ser católico e sei muito bem no que creio e não creio. Todos juntos somos mais fortes. Ajudamo-nos uns aos outros. Ainda não ouvi aqui dizer que somos os melhores, que pertencemos à melhor religião, nem ainda vi ninguém agredir outros crentes para ressaltar a preferência pela nossa Igreja. Somos crentes na Igreja católica, a única que vem, pela continuidade apostólica, de Cristo. 

Não queremos caluniar ninguém, mas também não admitimos que nos caluniem a nós, achando-nos condenados só porque não pertencemos a alguma igreja inventada por vontade humana. Se fizéssemos isso, seríamos candidatos ao inferno, porque nos faltava a caridade e nos sobrava a injúria. Creio na minha Igreja católica, nesta Igreja que amo, creio em Deus, em Cristo, no Espírito Santo e creio que Maria, mulher da nossa raça humana, é santa, porque aderiu generosamente e, em profunda comunhão com o Salvador, ao projeto de nossa salvação. E nos foi dada por Mãe no Calvário e é nossa intercessora. E nenhuma outra mulher teve esta dignidade.


Hoje queremos acrescentar que se revela também nessa mulher, Maria de Nazaré, a vocação familiar e a vocação materna. Maria é Mulher, do género feminino, esposa dedicada de José e mãe geradora de vida pela força do Espírito. Aceitou sua vocação, teve um sentido de vida a partir de sua grandeza e limitação e soube mergulhar sua vida no mistério de Deus.

Hoje vivemos uma época complicada, numa cultura muito complexa, em que se pretende arrumar Deus de lado para, criar o super-homem, para dar ao ser humano a primazia, todo o poder, exaltar o espontâneo, destruir valores, relativizar comportamentos, nivelar motivações, perder o sentido do existir. Foi o que pensou Hitler a matar milhões para criar uma raça humana superior que só ela devia viver. Quem é nanico, analfabeto, diminuído... não deve existir, pensava ele e pensa nossa cultura hoje. Um carro sem direção, sem volante, não segue no caminho, mas desvia-se para o mato. Assim a natureza humana: quando se lhe tira Deus, bestializa-se o homem.  

O que está acontecendo, mesmo na nossa pátria brasileira, é que um punhado de espertalhões que pensam ser os únicos sabidões têm uma agenda secreta para mudar tudo e tudo colocar ao serviço de sua ganância, sua ânsia de novidade e sua prepotência para dominar o mundo. Esse grupo não passa de 1,5% da humanidade, mas, porque se julga superior, intelectual, avantajado e atrevido... quer,  na sua loucura, levar pela rádio, pela televisão, pelas universidades e colégios, por jornais e revistas conduzir a humanidade pelos caminhos do materialismo, da laicismo exagerado, do relativismo absoluto, do subjetivismo destruidor. 

Vivemos hoje uma cultura onde os valores se trocaram por interesses, as orientações por rumos à deriva, por finalidade tem-se a admiração e o espanto alheio, por norma de conduta: o que é agradável,  o que dá prazer; por moral: o que pensa a maioria; por ética: o que dá prazer; por código: a permissividade... E temos esta cultura na nossa televisão que mostra a homossexualidade como coisa normal e digna de aceitação, as nossas universidades que ensinam que cada um agora não nasce homem nem mulher, mas cada um é o que quer(e depois dizem ainda que vivemos em democracia!). 

Grupos organizados conquistam o poder mais para despenalizar o aborto, facilitar o divórcio (que agora se pode fazer até pela internet!), aprovar a eutanásia até de jovens que não percebem a diferença entre sair duma dificuldade e morrer para sempre que para prestar atenção ao bem comum e ao desenvolvimento da nação. Vi isso na Europa, na minha pátria, em Portugal e na Espanha, Holanda, Grécia, etc. e estou vendo isso aqui a caminho pela presença de indesejados em lugares de chefia. Esta cultura que combate a Igreja e tanto insiste na pedofilia de alguns padres para tentar esconde os milhões de pedófilos que estão nas fileiras dos mais ricos, de políticos ilustres como se viu agora na Inglaterra que foram presos duma só vez 660 graúdos. 

Querem com isso reduzir a igreja ao silêncio. Essa mentalidade moderna está também causando, com a falta de sentido existencial, o suicídio. Quinhentas mil pessoas se estão suicidando, todos os anos, porque não encontram razão suficiente para viver. E este sem sentido de vida nota-se até no rosto de muitos de nossos jovens que perambulam por ali tristes, com tédio, náusea da vida, entretendo-se na prostituição, com auscultadores de música nos ouvidos ou mexendo constantemente no celular que tudo lhes mostra. E este número tende a aumentar. 

E outro lugar onde se demonstra de sobejo esta cultura do orgulho humano sádico é na política. Um grupo de atrevidos, irresponsáveis, completamente imorais quer subir ao poder para roubar o que é alheio, para viver bem à custa da miséria da maioria. Quando são candidatos até de pau de arara andam para poder atingir tudo e todos. Depois de eleitos andam de avião, lá por cima, para não se sujarem com o povo e só não andam de satélite porque isso ainda não lhes é permito pela ciência. 

Transformam-se em grupos de malfeitores, afastam-se do povo e praticam as piores barbaridades, corrupções, irresponsabilidades para se sustentaram no poder. Acham que a moral é que tem que se adaptar às suas pretensões e apresentam-se como modelos puros, de cara limpa, sem vergonha, com propaganda como os melhores, e para isso distribuem o dinheiro que retiraram das prefeituras ou das empresas estatais como a Petrobras. Tenho em minha posse um dossiê sério e verídico da Controladora federal da Presidência da Republica e só no Município de Mata Roma são milhões e milhões desviados que agora andam sendo distribuídos por Chapadinha fora. E noutros Municípios, como Urbano Santos, Anapurús, Magalhães de Almeida passa-se o inacreditável. E quem são os Promotores ou Autoridades que vão investir ou punir o que foi investigado já?


Precisamos estar atentos a tudo isto. E defender a família que é santuário de vida , escola de amor, universidade de comunhão na diversidade. Precisamos proteger nossas famílias de todo esta famigerada cultura do provisório, de toda a estúpida pretensão da novidade, mesmo colocando em risco a sobrevivência humana. Família, património da humanidade, vida em comunhão de amor, viveiro de sabedoria e convivência sadia... Temos que nos defender da televisão com o seu deslumbramento da imagem à distância. Temos que saber escolher políticos que respeitem as políticas públicas que defendem a família. A Lei Orgânica do nosso Município de Chapadinha, no artigo 179, diz textualmente: “O Município promoverá proteção especial ao casamento e segurará condições morais, físicas e sociais indispensáveis ao desenvolvimento, segurança e estabilidade da família”    



Será isso que se pretende com deixar funcionar bares de todo o jeito e a todas as esquinas, promover festas dançantes a cada dia da semana, com terrível aliciamento para nossos jovens, onde não há fiscalização e, portanto, crianças podem entrar e ficar. É isso que se pretende com deixar funcionar quadras e lugares de festa, com barulho ensurdecedor, nas zonas residenciais, até altas horas da noite, perturbando o sossego de quem precisa trabalhar no dia seguinte para alimentar sua família ou de quem é idoso e precisa descansar?Que nossa Mãe e Padroeira nos ajude a ser mais ativos na participação social, a fazer política com juízo e a saber dizer não aos irresponsáveis, a sermos mais conscientes em nos saber defender de ideologias perversas que tudo tentam para destruir as pessoas e acabar com a família. 

Nenhum comentário: