terça-feira, 16 de setembro de 2014

Multidão incalculável no encerramento dos festejos da Padroeira de Chapadinha NªSª das Dores. Padre Neves parabeniza e agradece em nome da Paróquia todos que colaboraram


AGRADECIMENTO DO PÁROCO! GRAÇAS A DEUS E LOUVOR À MÃE!

Terminou o Festejo da Padroeira de Chapadinha, mas não terminaram os motivos da festa: Deus que santificou Nossa Senhora  e deve continuar no centro da nossa vida, a animar nosso existir e a ser motivo de festa, de alegria, de entusiasmo, de atenção e escuta à Sua Palavra. Isso é que deve ser contínuo motivo de festa, perpétuo esforço para viver na graça de Deus, ter uma fé consciente, crescente e comunicante... Cada batizado não pode botar Deus para escanteio, nem para fora de jogo... nem ficar à porta da Igreja a olhar para fora e a dificultar a entrada de outros. Nem usar a fé como se usa uma ou outra vez no ano como se faz com as bandeiras. Nem ser como o vaga-lume que apaga e acende e nada ilumina.


Mas, depois de tudo que se passou, eu só tenho uma palavra: Graças a Deus, parabéns à Mãe que teve tantos filhos a louvar a Deus com Ela e “obrigado” ao povo de Chapadinha que tão bem se comportou. “Parabéns, muitos parabéns, muitos parabéns! Nunca tinha visto tão belo espetáculo! Quem assistiu a todas as noites da novena, quem presenciou o modo de participação, quem esteve atento à alegria de tantos rostos e viu a homenagem da procissão não pode deixar de se espantar! Mãe é Mãe! E quando é a Mãe a chamar para o essencial da vida, para Deus, para a vida cristã... há filhos que não resistem! Mais que dizer que tudo foi bonito, grande, maravilhoso... eu digo: tudo foi “Kairós” (palavra grega que quer dizer: tempo de graça, espaço de tempo carregado da presença atuante do divino!). Sinto-me imensamente contente, alegre e até orgulhoso, pelo que vi e vivi. A alegria supera o cansaço que é enorme! A minha fé aumentou. É que quando se reza em família, acompanhado de outros irmãos... quando sabemos que Deus está mais no meio de nós porque rezamos juntos, em família, a fé revigora-se, é celebrada com mais entusiasmo e desce mais ao profundo da vida. Comunidade católica de 


Chapadinha, parabéns, obrigado por tudo!
Penso que o Festejo da Padroeira de 2014 superou tudo que se podia imaginar. Apesar das dificuldades que sempre aparecem de quem é especialista em colocar empecilhos, apesar do materialismo de quem só pensa em ganhar uns centavos, apesar da tradição de feira e de brincadeira que entretém e afasta da fé... houve uma resposta de harmonia, de congregação, de dedicação, de atenção ao sagrado que marcou bem a novena e todo o Festejo. Quero rezar uma Eucaristia com Movimentos, Pastorais, Comunidades, povo em geral para agradecer a Deus. Isso vai ser domingo à noite, às 20.00 horas. Não posso esquecer tanto trabalho e dedicação amiga de quem se encarregou da liturgia, da Lanchonete, do sistema de som, dos carros volantes, da Secretaria paroquial, da venda e compra das camisetas e dos bilhetes do sorteio das motocas, da limpeza e arranjo da Matriz e dos andores. Quero agradecer aos Acólitos seu lindo trabalho de organização dos espaços celebrativos e culturais. 

Não esqueço o Dr.Juiz Mário Mesquita, o Comando e os policiais do Batalhão da Polícia Militar, da Prefeitura e suas Secretarias mormente da Educação... Obrigado a todos! Obrigado a quem eu lembro e a quem eu esqueço, mas Deus sabe tudo! E não quero o recado tantas vezes lembrado: “Bíblia na mão, pé na Missão e juízo na eleição”! Se a vida cristã não fosse tão bela e importante, não teria atraído tantas pessoas. Temos todos que nos lembrar: “que pequena é a vida para santificar nossos dias de existência!” “Só temos o que damos. Só tem sabor a felicidade o que partilhamos”. “Não devemos deixar estragar o celular com que Deus se comunica a nós: nossa consciência”.



Por tudo que vi e vivi, muito obrigado, povo de Chapadinha! Maria que é da raça de nossa natureza humana, mas revestida de uma missão única, interceda por nós. No Festejo foi o que pedimos! Não falámos mal de ninguém, não dissemos que éramos os melhores, não nos armamos em juízes da vida alheia para caluniar os membros de nenhuma outra igreja, nem chamamos gente de longe para pregar a Palavra de Deus, porque Deus atua  no meio de nós e nós estamos atentos a isso..











                                                                














Nenhum comentário: