segunda-feira, 1 de setembro de 2014

vote certo! Você é responsável pelo futuro do nosso País!



1) - Votar é importante exercício de cidadania. Ter voto é bom, mas importa saber o que fazer com ele. Vote e vote certo! Participe das eleições. O voto é um instrumento de trabalho para definir a política do nosso país. Se você não votar, facilita a estratégia de corrupção de alguns irresponsáveis que desejam satisfazer seus mesquinhos e individuais interesses.
2) - Por isso, cuidado! Voto exige a responsabilidade de quem escolhe, mas exige também ética e competência em quem é escolhido. Competência é valor pessoal. Não vem por tradição familiar, nem por geração espontânea da ganância ou da vontade de promoção individual.
3) - Pessoa politizada conhece seus direitos e deveres: para combater a pobreza social tem que se combater a pobreza existencial. Para transformar as estruturas sociais é necessário transfigurar a vida e converter o coração. Nossos representantes não devem ser escolhidos por paixão, mas por reflexão e sentido do Bem Comum.
4) - Seja pessoa politizada! Abra os olhos e faça trabalhar a mente. Seja consciente e responsável. A corrupção dos políticos nasce no criminoso comércio da campanha eleitoral em que se vende ou troca o voto por interesses mesquinhos e individuais. Votar exige dignidade humana. Observe, investigue e dialogue na sua comunidade para saber se seu candidato busca interesses escondidos dalgum grupo ou se pretende promover políticas públicas que beneficiem a todos.
5) - Só devem ser dignos de sua escolha candidatos comprometidos com a justiça, que combatam a violência e se empenhem com coragem na segurança, na dignificação de todas as pessoas, no respeito pleno pela vida humana desde a concepção até à morte natural. Diz o Papa Francisco: ”um Governo sem princípios morais não passa de uma quadrilha de malfeitores”.
6) - Não confie nem embarque, fácil e ingenuamente, em promessas de palanque. Venham de quem vierem, mas, sobretudo, se vierem de velhos profissionais da enganação pública ou de seus filhotes e afilhados. É pecado dar representação oficial a um candidato sem idoneidade moral. Quem se promove pelo apoio de “ficha suja”, investe no partido do “Sujo”. Quem se encosta a sujo fica melado. Quem muito se encosta em cerca velha cai junto com ela. E quem vota nessa gente não se queixe depois da nojeira pública. “É muito difícil que corrupto consiga voltar atrás”, diz também o Papa Francisco.
7) - Tenha vergonha pelos que não a têm. Quem aceita um cargo político aceita um serviço. Não deve querer servir-se dele para subir. Não deixe que alguém faça coação sobre sua consciência. Dê seu voto só a quem já vem mostrando, no seu atuar, que tem sensibilidade social. Não deve merecer seu voto quem só aparece agora com zoada e muito dinheiro que, certamente, agarrou em falcatrua ou roubalheira administrativa. Seja como caboré que, dizem, ao cantar olha para a frente e para trás.
8) - Vote em candidatos que respeitem a liberdade religiosa, garantindo o ensino religioso confessional e plural. Não confunda modernidade com total relativização de valores. De pessoa vazia de princípios morais só se esperam ameaçadores perigos. A política é uma alfaia para ser usada sempre. Não apenas na campanha eleitoral. E saiba que Paróquia não é apenas uma agência encarregada de fazer sacramentos ou celebrar cultos e missas. Deus nos responsabiliza pela felicidade de todos: pela nossa e pela dos outros. Dizem que Deus nos enxerga pelos mesmos olhos com que enxergamos nossos irmãos.
9) - A família é santuário de vida e a primeira célula da sociedade. Escolha candidatos que defendam a família, que estejam preocupados com promover políticas públicas a favor da família, segundo sua idoneidade natural conforme o plano de Deus.

10) - Não viva uma fé indiferente e acomodada. Que cada dia leve o esforço para criar mais comunhão com Deus e compromisso sério com os outros e com a sociedade em que vivemos. “Rezo ao Senhor para que nos conceda mais políticos que levem verdadeiramente a sério a sociedade, o povo, a vida os pobres” (A alegria do Evangelho, nº205).

E V E N T O   I N E S Q U E C Í V E L !
 BOTE FÉ não foi só praça cheia, muita gente, tudo bem organizado, muito bonito... Foi encontro celebrativo de fé irradiante que contagiou, nos projetou para o sagrado, nos envolveu em amizade fraterna e nos deixou mais cristãos. 
Não serviu para atirar pedras a nenhuma igreja ou seita nem para dizer que somos os maiores, vomitando proselitismo venenoso. Foi tudo voltado ao essencial, à força que transcende o quotidiano e orienta a vida para o sentido que embeleza a vida. 
Foi belo demais! Jesus Eucaristia saiu da Matriz seguido por enorme multidão de pessoas que iluminaram o percurso levantando suas velas e cantando sua fé n’Aquele que sustém nosso caminhar. 
A chegada à Praça foi uma apoteose, a ovação generosa da multidão transformada em assembleia litúrgica, a aclamação pela felicidade de estarmos juntos como irmãos a louvar e adorar o Senhor. Depois da adoração e benção, Cristo foi colocado em Sua “shekiná” (tenda do deserto) donde alimentou nossa felicidade e foi visitado por milhares de amigos que quiseram assim gozar momentos de intimidade com o divino. 
A celebração da Eucaristia, a esmerada e bem afinada atuação do coral que encantou, a Palavra de Deus que atualizou Sua Vontade aos dias de hoje com a nunca mais esquecida homilia do P. Luís, a perpetuação de Sua Memória salvadora na consagração do pão e do vinho, como Ele mandou e a esperada e sempre rica união na Comunhão... 
Tudo foi belo, profunda e emocionalmente vivido e será perpetuamente lembrado. Parabéns comunidade católica de Chapadinha! Obrigado por esses momentos que nos convocaram a despertar, aumentar, viver, rezar e celebrar mais nossa fé. 
Deus é Festa que congrega, Alegria que entusiasma, Paixão que contagia, Beleza que encanta, Força que atrai, Dinamismo que não descansa, Amor que arrasta! Parabéns, sobretudo a vocês, jovens, que trabalharam, suportaram o cansaço de tudo preparar e depois fizeram tudo acontecer com ordem e harmonia. 
Obrigado aos patrocinadores que colaboraram com generosidade e se deixaram inserir nesta corrente de fazer o bem.
Às “Cantoras de Deus” que animaram duas horas de festa e convívio, aqui fica também nossa admiração e incentivo para que continuem espalhando fé e alegria. Nem faltou nesse evento, que ficará inesquecível, a presença secreta, mas benvinda, de D. José Valdeci, nosso Pastor diocesano que, em sucessão contínua, nos une hoje ao colégio dos Apóstolos, a Cristo em quem cremos, confiamos e a quem adoramos e amamos.
        NOTICIAS DA PARÓQUIA
1- Esta semana vai acontecer o que todos não desejam: a ida para Portugal do Grupo Missionário João Paulo II com seu dinâmico animador P. Luís. No mês de Agosto decorreu, no Bairro da Boavista, a sempre tão esperada visita missionária que se transforma em apelo de Deus e alegre convite a uma vida cristã mais intensa. Dizer: “obrigado!” é pouco. É mesmo nada! Mas declarar que esse exemplo nos incentiva a sermos mais missionários, nos convence que a felicidade só tem bom sabor quando se partilha... e que esse testemunho nos convence que não podemos ficar acomodados, mas temos, todos, que ser mais fortes no nosso testemunho de fé... isso já perpetua entre nós a chama que eles trazem daquelas paragens donde vieram os primeiros missionários para esta Terra de Santa Cruz. P. Luís e  Jovens do Grupo João Paulo II, que Deus vos acompanhe e recompense por tanta alegria que provocais com vossa presença e trabalho missionário. Pedimos-vos que transmitais à diocese de Coimbra, a D. Virgílio que não esquecemos e que queremos ver brevemente outra vez entre nós, a todas as comunidades e grupos cristãos que vos apoiaram nesta experiência, a vossos familiares queridos... nossa sincera admiração, nosso compromisso de oração em comunhão fraterna. Vosso exemplo nos anima no trabalho das Santas Missões populares em que andamos empenhados.

2 - Está também entre nós o amigo P. Pedro que veio passar um mês conosco. E nos traz um livro de velhas lembranças onde arquiva o que nos comunicou por escrito durante os nove anos que passou entre nós. P. Pedro, volte sempre e nunca nos esqueça que nós o lembramos sempre com muita saudade.

3 - O festejo de S. Raimundo decorreu com a maior animação possível e sempre numerosa e participativa multidão. A comunidade do bairro agradece a todos e pede que este entusiasmo não esmoreça nem diminua e que sempre participemos na Igreja do Divino Pai Eterno, ao domingo, na Santa Missa às 09.00H. O Sr. Bispo, D. José Valdeci, esteve presente e presidiu á celebração da novena no dia 28, 4º aniversário de sua entrada na Diocese de Brejo.

 4 - A capela de S. Expedito está rebocada por dentro e pronta para ser telhada. Depois do festejo à Padroeira teremos logo mais essa alegria de entregar o 25º templo à comunidade de Chapadinha.

5 - E, na próxima sexta feira, vamos começar nosso festejo à Padroeira.  O mastro e a imagem que vem percorrendo os bairros com tanta participação virão do Campo Velho. Vamos unir-nos para celebrar a obra da graça divina que  engrandeceu Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe e nos deseja santificar a todos.

6 - Não aceite pressões de ninguém sobre seu direito a votar. Seja livre e consciente! Para denúncia de irregularidades na Campanha Eleitoral comunique ao Juiz Eleitoral da nossa Comarca. Participe também da Campanha de angariação de nomes a favor da Iniciativa Popular para a Reforma Política. Vai haver uma barraca na Praça Pública para você aí se integrar na lista das pessoas conscientes que exigem mudanças urgentes na política do País

7 - Estranho, diabólico, maquiavélico e incompreensível é determinado comportamento moral de parte da população que, perante o descalabro de roubos encontrados, falta de ética e corrupção, sobejamente demonstrada por fiscalização federal, em administrações municipais vizinhas, com conhecimento e apoio de políticos que, descaradamente, ainda se apresentam para representar o povo. E eis os ditos: “é assim mesmo!”, “todos fazem isso!”, “aproveita quem pode!”, “só é burro quem é honesto!”. Que dizer disto? Parece força infernal que se apossou dessa gente! Assim não se pode conviver sadiamente em sociedade. Precisamos urgente 

 



Nenhum comentário: