sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Novena da Padroeira de Chapadinha - veja na íntegra a mensagem do 6º dia da novena


MARIA REVELA-NOS CRISTO, FONTE DE ALEGRIA
NÃO DEIXA FALTAR O VINHO NOVO DA GRAÇA DIVINA

Estamos no sexto fia de nossa novena à Padroeira. Queremos continuar e com mais fervor, porque estamos cuidando do mais importante da vida: nossa comunhão com Deus e nossa salvação eterna. O tema de hoje é uma joia, uma bela lembrança do papel de Maria na História da Salvação, hoje também para cada um de nós, porque Jesus está vivo e é nosso contemporâneo. A centralidade de nossa fé e do mistério salvífico está em Cristo. 

Maria não é deusa suplente, não substitui Deus, nem é deusa de segunda classe. Ela é humana, muito humana, mas com uma missão única, que mulher nenhuma teve: foi escolhida entre todos os seres humanos para colaborar na obra da Encarnação e Redenção de um modo muito especial: Do seu sim dependeu a Encarnação, trouxe no seu seio o Filho de Deus, foi a primeira missionária de Jesus para abençoar João Batista ainda nascituro, foi mãe, educadora, companheira e colaboradora do Filho de Deus, foi sua discípula atenta na escuta do projeto divino e formadora zelosa dos primeiros discípulos como nos diz o Evangelho quando nos relata a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria.


Nossa Senhora aparece-nos então como a Mãe da divina graça. Desde os tempos mais remotos dos Apóstolos que as pessoas em todo o mundo se foram apercebendo que Maria é o caminho mais seguro, mais fácil e curto para chegar a Jesus. Ela foi escada virginal pela qual nos desceu o Salvador, ela foi a arca da nova e eterna aliança trazendo no seu seio a salvação, ela salvou Jesus da morte fugindo com ele para o Egito, Ela provocou o seu primeiro milagre nas bodas de Caná, ela foi sua vigia atenta quando foi falar com Ele, acompanhada de familiares, por causa dos boatos que se começaram a escutar para O matar. 

Maria acompanhou Jesus na tragédia do seu iníquo julgamento, na sua condenação e morte na cruz: ficou aí de pé, sem desmaiar, forte e generosa, oferecendo seu Filho ao Pai Eterno para a salvação da humanidade. E depois da Ascensão, foi a Mestra da primeira comunidade cristã. E não mais foi esquecida pelos seguidores de Jesus. Esta nossa Mãe querida, a Mãe de Jesus, é a Mãe Eterna que traz luz, força, esperança e a Palavra de Deus aos seus abençoados filhos na Terra. Penso que estão aqui, nesta assembleia, muitos cristãos que sentiram já na sua vida esta força do poder intercessor de Maria. Numa doença, num momento de dificuldade, quando parece que até já nos faltava ânimo para continuar a viver... recorremos a Maria e Ela nos alcançou a graça que precisávamos. 

E, por esse mundo fora, quantos rezam a Deus e pedem a intercessão de Maria! Quem, por exemplo, percorre as estradas portuguesas antes dos dias 13, sobretudo em Maio e Outubro, é impressionante ver milhares e milhares de peregrinos andarem 100, 200 e mais quilómetros de pés, rumo ao santuário de Fátima para aí agradecer sua ajuda ou pedir sua intercessão. Impressionante esse espetáculo! E depois arrastam-se de joelhos pela esplanada do santuário em atitude de agradecimento fervoroso.


Maria foi e é a Mãe atenta quando falta o vinho novo da graça divina a seus filhos. Esteve atenta em Caná, em Jerusalém e continua atenta hoje para interceder por todos nós, seus filhos tão necessitados. Ter uma mãe no céu é muito belo e gratificante. E como é bonita a religião que respeita e ama a Mãe de Jesus! (cantamos nós!). Vejamos como ao longo da história a Virgem Santíssima tem sido a mensageira da paz, a advogada nossa, a que chama os homens ao amor e sentido cristão da vida, trazendo, nas suas aparições, os mais diversos recados de Deus.  Vejamos alguns exemplos:

1º - EM FÁTIMA. O mundo estava mergulhado nos horrores de um após guerra sangrento. Deus escolheu um lugar pobre e esquecido nas montanhas do centro de Portugal para mandar Sua Mãe aparecer a três crianças e pedir-lhes: rezem o terço, façam sacrifícios, rezem muito para a guerra acabar e para os homens se converterem. E na sua Imagem peregrina Nossa Senhora de Fátima continua percorrendo o mundo (já esteve até aqui em Chapadinha!) a pedir a seus filhos que tenham a dimensão comunitária da fé, que se interessem pelos que se acomodam no pecado, que se convertam e que rezem pelo Santo Padre e pelas autoridades para que o mundo não peque mais.

2º EM LURDES. No ano de1858, na França, havia muita desordem: desemprego em massa, proliferação de doenças e a decomposição da moral atingiam toda a gente e também a pequena cidade de Lurdes nos Pirinéus. A Virgem apareceu aí a uma menina chamada Bernardete 17 vezes e pediu-lhe para que rezasse muito pelos pobres pecadores e aceitasse a humilhação pelos rebeldes que queriam permanecer no pecado. Bernardete sacrificou-se até na gruta remexendo-se na lama e logo jorrou ali uma nascente que ainda hoje corre e em cuja água se têm realizado muitos milagres. O Santo Padre tinha definido o dogma da Imaculada Conceição. Pois Nossa Senhora veio confirmar, comunicando: “Eu sou a Imaculada Conceição!”

3º EM  LA SALETTE-Em 1846, também nos Alpes franceses a Virgem apareceu a um menino (Maximino) e uma menina (Melanie).para lhes pedir penitência e oração. E comunicou a cada um dos videntes alguns segredos que depois de muito esforço eles o comunicaram ao Santo Padre. O Superior da Congregação dos padres de La Salette que tinha surgido para anunciar a mensagem destas aparições, um dia perguntou ao Papa, numa audiência privada, quais os segredos de La Salette e o Papa respondeu: “se não vos convertes, perecereis!” E, na verdade, a mensagem de Nossa Senhora é de absoluta urgência da conversão. A Virgem terá dito às crianças que se os religiosos não pregarem a penitência homens malvados tentarão abolir e fazer desaparecer todos os princípios religiosos, abrindo caminho para o materialismo, ateísmo e todas as formas de vício. Por isso, ainda hoje se gera certo medo e terror a quem lê esta mensagem de Nossa Senhora.


4} E se agora passarmos a falar de Aparecida e Guadalupe na América Latina vemos como a Mãe procura com muita simplicidade chamar os homens com ternura ao amor de Seu filho. Em Aparecida livrou aqueles pobres pescadores de sofrimentos e apareceu-lhes no gesto simples e pobre de uma pequena imagem negra. Em Guadalupe pediu para que se fizesse aí um templo para as pessoas rezarem e ajudou o pequeno índio Juan Diego a mostrar que era verdade seu pedido gravando sua imagem num manto.

Vemos em todos estes exemplos que Maria continua a ser a mãe cuidadosa, terna e atenta aos sofrimentos de seus filhos e a pedir-lhes que se convertam, que rezem, que façam penitência para fortalecer a vontade e servir o Seu Filho. E pede para que se faça tudo para converter as pessoas que se afastam de Deus.

Eis a mensagem da Mãe missionária que nos quer todos missionários. Estejamos, pois atentos a estes pedidos. É a Mãe do Divino Conselho, a Mãe admirável que se está ainda hoje dirigindo a cada um de nós. Não podemos adiar nossa conversão. Não podemos brincar com nossa fé vivendo no desinteresse. Em Medjugorje, onde ainda hoje, está aparecendo em nosso tempo, a vários cristãos, Ela chega mesmo a pedir que se façam grupos de oração para fortalecer a fé e ajudar pessoas a converter-se. Será que alguém dos presentes vai esquecer estes pedidos da Mãe?

Nenhum comentário: