domingo, 20 de março de 2011

ASSISTIR NÃO É PARTICIPAR!

ASSISTIR NÃO É PARTICIPAR
VIVER É MAIS QUE EXISTIR
Viver é mais que existir. Há quem exista sem sentir a alegria de viver. Ver é mais do que olhar. Podemos olhar um objeto e, de tão distraídos, nem nos apercebemos de suas características. Com muita facilidade nos habituamos a olhar sem ver. Saber é mais do que ser informado. Hoje em dia recebemos centenas de informações e continuamos sabendo pouco. 

Temos imensas redes de informação, inúmeros meios de comunicação social, desde a televisão até à roda de amigos. Mas falta-nos saber analisar esses acontecimentos, retirar deles a sua utilidade ou dificuldade para a nossa vida. Não somos armazém de informações. Não conseguimos guardar tudo que nos chega. Nem podemos deixar-nos arrastar pela enxurrada do que nos dizem. Temos que separar o que não nos presta e lançá-lo na lixeira do esquecimento e da destruição. E arquivar o que nos é útil na consciência e na vontade para o valorizar. Para isso, são necessários os critérios de juízo, as maneiras de aferir os acontecimentos. Devemos saber filtrar as notícias. Quem não tem critérios de análise navega ao sabor de todos os ventos que sopram. 

O excesso de informações, sem análise, é exagero difícil de superar. Pode destruir nossa estrutura de conhecimento, alienar-nos ou manipular nossa orientação de vida. Devemos exigir o que nos valoriza e procurar o que é favorável à nossa realização. O excesso de notícias é perigoso, mas a falta é pior. Isola-nos. E assistir não é participar. Em Chapadinha assistimos, mês após mês, às notícias federais e estaduais sobre verbas que vêm para o Município. Mas não sabemos onde elas são gastas. Há um segredo excessivo que ofende nosso direito de participar. Assim, por exemplo, sabemos que em Janeiro chegaram do Fundo de Participação, do FUNDEF e para a Saúde R$7,231.776,83 (sete milhões...!). Muito dinheiro!. Não sabemos onde isso foi gasto e devíamos saber, mesmo sem querer. E há muita gente que deseja saber. E fundamenta seu direito no art.165, capitulo IV, lei 1.041 de 23/XII/2006 do Plano Diretor Municipal que trata do Sistema de Informações Municipais. 

E a legislação brasileira, federal (Constituição Brasileira, art.165, itens I e II que trata da prestação de contas), estadual (Constituição do Maranhão) e municipal (Lei Orgânica do Município de Chapadinha) mandam que se publiquem as contas das Prefeituras para ajudar a população a participar e a se interessar pelo que é dela. Em Janeiro, segundo foi publicado num blog de Chapadinha, foram recebidos R$07.231.776,83. Você já sabia disso? E como foram gastos? Isso vamos nós querer saber, porque queremos participar e não só assistir.

Nenhum comentário: