domingo, 27 de março de 2011

VIDA NOVA - Boletim formativo e informativo da Paróquia de Chapadinha




                                                                                                   
VIDA NOVA PARÓQUIA DE N.S. DAS DORES -           CHAPADINHA -MA
Diretor - P.Manuel dos Santos Neves Tel (98) 3471.1262                    www.paroquiadechapadinha.com


        NÃO HÁ TEMPO A PERDER!        
É necessário, urgente, indispensável, super-precioso... aproveitar o tempo que vivemos. Estamos em tempo de sementeira da eternidade, estamos ensaiando nos pequenos encontros quotidianos o nosso encontro com a eternidade. Por isso, precisamos eternizar o tempo, dar dimensões de verdadeira felicidade ao que fazemos. Viver de “qualquer maneira”, “viver à toa”, de qualquer jeito... não serve. Nossa cultura busca a satisfação na rapidez dos acontecimentos, na facilidade das realizações, no prazer das ações... Tudo que é rápido, fácil, passageiro e prazeroso...serve! Mas o cristão deve estar na contra-mão de tudo isto!
Continuamos hoje na liturgia quaresmal, as catequeses batismais. Precisamos afirmar nossa fé e firmar nossos passos numa vida feliz, de verdade. Já refletimos na fragilidade humana e na necessidade de procurar soluções acertadas no deserto da vida. O diabo é hábil, manhoso e espertalhão. Seguir suas propostas é deixarmo-nos enganar (1º domingo). Só Cristo é a solução, certeza de nossa justificação e promessa segura de felicidade. Ser radical na confiança com Cristo e renunciar a tudo que não seja fidelidade à escuta da Palavra (2º domingo). Hoje a Liturgia trata duma catequese do Senhor que vem ao nosso encontro no inesperado dos momentos quotidianos. É dEle a iniciativa, é Ele que nos espera e marca encontro. Deus faz-se próximo, oferece a água viva da Sua graça que nos sacia a sede de mil urgências. Os samaritanos eram eternos rivais dos judeus. Jesus espera, faz-se próximo e dialoga com uma mulher samaritana, sem nome, a simbolizar todos os afastados do convívio fraterno. À mesquinhez de pensar que Jesus precisa de balde e corda para ter água, à saliência de quase negar água a quem tem sede, à infeliz admiração de ver um judeu a falar com uma samaritana... a tudo isso Jesus responde com a catequese da vida nova, do culto novo em espírito e verdade... e daí vem um novo sentido para a vida da mulher que corre em missão. Não há comunhão sem missão. Cristão parado é, de certo, amor adiado. Quem ama evangeliza. Cristo é uma paixão que se ganha e de que é impossível não dar testemunho.
O Espírito de força, alegria e vida nova que nos foi dado pela água do Batismo deve ser revigorado, aceito com generosidade e conversão. Precisamos mergulhar em Deus. Não podemos navegar à deriva nas tépidas águas dos nossos caprichos. Cristianismo não é uma doutrina que se ensina, uma filosofia que se aprende, uma moral de que parece oportuna, nem uns conceitos religiosos que se assimilam. É uma Pessoa que encontramos, um Amigo que nos espera com Seus dons, um Deus que nos assegura o caminho da salvação, um Salvador de nossas vida. Ser cristão é coisa séria. Deus não nos amou brincando. Não podemos ser cristãos por brincadeira. Por isso, não podemos perder tempo.





A TERRA, CASA SEM PAREDES, APENAS PONTE PARA O DEFINITIVO.

Senhor, guia-me nos caminhos da vida! Sinto a tendência de seguir por atalhos, mil vielas que me afastam de Ti. Tu és a minha Fonte e serás a minha Estação final. Desejo trilhar teu caminho e ajustar meus caminhos aos teus. Segue meus passos por onde eu for. Que eu não prefira os caminhos por onde a tua benção não me pode acompanhar. Caminha a meu lado, rumo ao bem! Isolado, não consigo avançar. Não sou capaz. Dá-me cada dia a sensibilidade à Tua vontade, o desejo de percorrer teus caminhos. Sou caminheiro itinerante. Vivo em contínuo trânsito até á reta final em que sei Te vou encontrar. Ao meu lado ouço vozes discordantes que me incitam a desviar-me. A mãe natureza, nossa casa sem paredes, nossa ponte para o definitivo, também está sendo sufocada pelos mil desejos do homem moderno: as fontes secam, as matas desaparecem, os mares são poluídos e suas águas revoltosas destroem cidades. A mãe natureza está a ser agredida pela ganância dos homens. As águas dos oceanos sobem um grau de calor. O gelo se derrete e as praias são invadidas. A vida está sendo ameaçada. Ajuda-nos, Senhor, a lutar pela vida que é oferta tua, a compreender que somos cidadãos do céu, que o provisório é a única situação permanente. Dá-nos força para subir e descer, morrer e ressurgir

Aqui em Chapadinha há nascentes cercadas, correntes cheias de lixo cujas águas não deslizam mais. As praças enchem-se de plásticos, os montões de lixo são os “enfeites” de cada esquina. Dá-nos, Senhor, amor à mãe terra e torna-a fecunda de vida e alegria para que nosso caminhar para a plenitude que sois Vós, seja cheio de felicidade. Pessoas pascais. De passagem onde toda a pátria nos é estranha. Nunca a aurora nos encontre estacionados na satisfação ou acomodados na apatia. Que louvemos tua riqueza e beleza nas coisas que para nós criastes.

         PARABÉNS, CHAPADINHA - ANIVERSÁRIO DE 73 ANOS         

                                      Enquanto alguns cuidam de  seus interesses floridos,    outros     apanham as pedradas de muitos descasos

CELEBRAR ALEGRE PROGRESSO OU CHORAR TRISTE ABANDONO?
O Município de Chapadinha está celebrando 73 anos. A princesa do Baixo Parnaíba merece nossa estima e todo o esforço para o desenvolvimento desta imensa área que tem Chapadinha como centro administrativo. Cidade atraente, bem delineada, promissora no seu futuro e acolhedora no seu presente. Sobre ela nos queremos debruçar nestas linhas. Não é um sentido crítico e destrutivo que desejamos. Apenas uma colaboração para nossa reflexão e compromisso DE TODOS.
1)- Integrada em toda a grave problemática do Baixo Parnaíba, Chapadinha sofre as consequências da implantação, em grande escala, da monocultura da soja, do aumento do latifúndio com a concentração de terras, da mobilidade das populações empurradas para os centros urbanos, da instabilidade e agressão ao clima, da ameaça da desertificação de enormes áreas pelo plantio de eucaliptos, da falta de políticas públicas que assegurem a saúde, a segurança social e a promoção da educação popular. No futuro, mais graves problemas podem surgir com tudo isto.
2- Melhorou o sistema habitacional. Desapareceram, no centro urbano, as casas cobertas de palha, aumentou em muito o número de residências com primeiro e segundo andar. Mesmo no interior, os assentamentos têm melhores residências e melhorou o acesso de alguns assentamentos.
3- Melhorou a preocupação pela educação. A maioria dos professores tem melhor qualificação profissional, chegaram as universidades e um centro superior de Ensino, mas não podemos esquecer que uma grande parte da população é analfabeta e com falta de sentido crítico diante da realidade que a circunda.
4- Falta tudo na área da Saúde. Uma vergonha! Os Centros de Saúde nos bairros e no interior, com raras exceções, não funcionam. Falta um hospital regional que assista toda esta imensa área e que não nos obrigue a correr em ambulâncias para S. Luis onde a assistência é terrivelmente deficiente. O trabalho de especialidade médica é caro e só ocasional. A situação dos hospitais é caótica.
5- A diversão popular está deixada ao acaso de pessoas que exploram a população com festas e mais festas sem proporcionarem ambiente cultural e de responsabilidade educativa. Predomina a venda de bebidas e a exibição
6- Se retirarmos o centro da cidade, o ambiente dos bairros é de lixeira. Falta educação para que não se amontoe lenha e lixo retirados dos quintais. O aterro sanitário está em péssimas condições.
7- A maior parte da população vive da agricultura. E esta é de absoluto primitivismo e de mera subsistência. Falta assistência de técnicos, a existência de campos experimentais, maneira de melhor escoamento e venda de produtos. Oxalá a Prefeitura contrate tantos técnicos de agricultura como advogados tem.
8- Falta um lugar digno para rodoviária. Escandalosa é a situação do Ginásio de Esportes. Num novo cemitério municipal nem se começou ainda a falar. E o problema da água que vai faltar ? Macaoca não basta para a atual cidade.
9)- O sossego público é um sonho. Antes não havia medidor de decibéis, agora não se sabe porquê. Desde madrugada até durante toda a noite, não há sossego. É um carnaval prolongado. De quem será a culpa?
10-;Religiosamente precisamos que a paróquia seja dividida em três ou quatro paróquias. Uma equipa sacerdotal não pode satisfazer as exigências evangelizadoras, sobretudo quando a fragilidade da idade dos sacerdotes já não permite a criatividade pastoral.
11)- A classe política precisa de ser mais atuante e comprometida com o desenvolvimento. Quem não tem vida familiar e só pensa em economia não serve para administrar. Precisamos políticas que promovam valores morais e a família. Candidatos sem exemplo familiar e só comprometidos com ofertas que depois vão retirar dos cofres públicos não servem para serem autoridade. Falta-lhes seriedade e moral. Nota-se muito a distância das autoridades da convivência social e, sobretudo, a sua ausência em fins de semana. Falta publicação compreensiva das contas municipais e um governo mais participativo e menos centralizador.





LIXO DE CHAPADINHANas beiradas de ruas, estradas, caminhos pro interior, lamentàvelmente, apenas lixo e lixões
a céu aberto...
                              NOTICIÁRIO
1-     A uma carta ao Dr. Fábio Meneses, Promotor Público, a convida-lo para um encontro na Paróquia e a apontar algumas irregularidades públicas, recebemos a resposta: ´..“já foram
 tomadas todas as providências de competência desta Promotoria de Justiça junto às instituições responsáveis pela segurança pública no que se refere às questões de desrespeito à legislação ambiental por excessos ou abusos sonoros, inclusive com distribuição de equipamentos para medição de decibéis, como também quanto à organização do trânsito e transgressões ao Código de Trânsito e, ainda, ajuizada em 19.11.2010 Ação civil Pública em relação às irregularidades constatadas no aterro sanitário de Chapadinha. Sendo que me apresenta para o momento, colho do ensejo para apresentar protestos de elevada consideração”. Aqui ficam estes dados à nossa consideração e futuras tomadas de posição da comunidade. Sobre o convite para uma reunião nada nos foi transmitido.
1-     O 73º aniversário de Chapadinha, na próxima terça feira, dia 29 de Março. A Paróquia realizará uma Celebração Eucarística na Matriz, às 09.00H, para pedir o dom da responsabilidade pública a todos, autoridades e população.. Convidamos as comunidades, pastorais e movimentos a marcarem sua presença e participação. Desejávamos que esta celebração contasse com a participação de uma multidão de fiéis. O hasteamento das Bandeiras será, na frente da Prefeitura, às 7.00h. Desejamos demonstrar às autoridades que a atual situação desagrada a muitos.
2-     Hoje, domingo, dia 27 de Março, haverá a imposição dos ritos batismais a todos os catecúmenos que vão ser batizados na Páscoa. Peço que as famílias não esqueçam.
3-     O grupo de Jovens que costuma promover a representação da Paixão de Cristo pede que mais jovens ou pessoas se apresentem para a encenação. Faltam pessoas para encenar a paixão de Jesus. Estamos pensando, mas precisamos decidir isso depois dos ensaios, em fazer a representação na Praça do Povo.
4-     Está a decorrer uma Assembléia Diocesana de Catequese no nosso Centro Paroquial. Presentes mais de 200 pessoas vindas de todas as paróquias da Diocese de Brejo. Presente também o Sr. Bispo e o P. Manoel de Barreirinhas, assessor diocesano deste setor pastoral..
5-     Decorreu em S. Luis o retiro diocesano do clero de Brejo. Presentes quase todos os padres da diocese. Esteve também presente P. Neves. O orientador do retiro foi D. Edimilson, com 86 anos, bem conhecido pelos mais velhos, por ter sido muito responsável pela fundação da nossa diocese. O tema meditado foi a “Aliança” em que o Sr. Bispo se mostrou exímio pensador e possuidor de um rica experiência pastoral e boa cultura religiosa.
6-     Esta semana irão ser visitadas as comunidades de S. Pedro e S. António (29 e 30) Aldeia (1 e2 de Abril). Quinta feira, dia 31 de Março, véspera da primeira sexta feira de Abril, é dia de confissões na Igreja.
7-     Soubemos que alguém limpou uma terreno que está aforado em nome da paróquia, no Areal, que nos foi doado por uma paroquiana. Tudo indica que querem lá fazer um campo de bola a conselho de um senhor vereador. Talvez tivéssemos preferido que esse vereador mandasse limpar na frente da capela da Aparecida ou nas vizinhanças da capela de S. Raimundo na Corrente. Tencionamos cercar e construir no terreno depois da construção da Corrente.
8-     Quinta feira próxima, vai haver uma mesa redonda no CRESU com a presença da Promotoria de Justiça e Secretárias do Meio Ambiente e Educação. Pedimos interesse por esta iniciativa e a presença do maior número. O encontro é promovido pelas Pastorais.
9-  A Caritas de S. Luis fará um curso de lideranças para a execução de projetos nos dias 2 e 3 de Abril em Chapadinha.

Nenhum comentário: