segunda-feira, 14 de março de 2011

E s p a ç o I n f o r m a t i v o


 1 - Estamos em plena Quaresma. Mas na cidade, contra toda a tradição, há meninos devorados pela ganância da brincadeira, do ganho fácil... que continuam a incentivar ao carnaval da bebedeira. Fazendo este boletim, estamos escutando músicas de carnaval, chamando a continuar a brincadeira que devia ser substituída pela reflexão, infelizmente, tão necessária. Estou em Chapadinha há 34 anos e sei que a tradição desta terra é guardar respeito à quaresma. É um valor que devia ser respeitado. Para encher becos, praças e ruas de cheiro a urina já bastaram os dias de autêntico carnaval!

2 - Vimos uma faixa elogiando as mulheres que precisam de usar camisinha no carnaval. Mas não vimos nenhuma faixa a elogiar as mulheres mães que lutam para criar seus filhos, as mulheres esposas que respeitam o matrimônio ou levam com sacrifício o seu compromisso matrimonial, as mulheres trabalhadoras que ainda são discriminadas, as jovens honestas que estudam para qualificar seu futuro profissional. Estas sim que mereciam uma faixa de elogio. Ser mulher de qualquer jeito... isso é normal e banal.

3 - A Comunidade de São Raimundo (Bairro Corrente) realizou sua Feijoada com êxito. Foi muito concorrida e rendeu R$ 5.676,00, o suficiente para termos pago o piso de lajota no mesmo dia. A paróquia ainda teve que completar o preço dos 500 metros quadrados que foram comprados por R$ 6.500,00. Além de todo o esforço, temos que elogiar a maneira como a comunidade assumiu a responsabilidade de deixar o Centro melhor do que o encontrou. Tudo foi bem limpo, lixo arrumado, material usado todo entregue... Parabéns!

4- Começou a Catequese. Pedimos a todos, catequistas e famílias, que se interessem sumamente na educação cristã de jovens e crianças. Pedimos que não comece a haver faltas, o que leva os catequizandos a não mais freqüentarem.

5- A (nova) Igreja de São Raimundo vai esta semana começar a receber a madeira do telhado. São doze longas tesouras de 12 metros de comprimento e 175 metros de linhas que serão colocados. Rezemos para que nenhum acidente se registre.

6- A Campanha da Fraternidade deste ano que vai abrir na nossa Paróquia neste domingo tem muita atualidade. Perante tantas catástrofes que estão acontecendo, somos levados a interessarmo-nos, verdadeiramente, pela harmonia na natureza. Destruindo a Mãe Terra, destruímos a própria vida do ser humano. Em Chapadinha, vão começar a realizar-se grupos de reflexão nas casas e nas capelas. Pensamos que isso vão ter repercussão sobre o mau ambiente, o desprezo, a enorme lixeira que por aí vai. Só um caso: passem junto da nova Igreja de São Raimundo e vejam a terra arrastada pelas chuvas, as caçambas que lá estão de areia! E há pouco tempo tiramos três caçambas do mesmo material. Por tudo isso tivemos o centro alagado, cimento perdido e tudo molhado.

7- Dias para os catecúmenos que irão ser batizados na Páscoa receberem os Ritos Batismais: -1º Rito: 27 de Março, depois da missa das 10h.  
-2º Rito: 10 de Abril, também, depois da missa das 10h
Pedimos aos familiares que venham fazer a ficha dos batizando antes do 1º rito.
....................................................................................
In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha-MA - Nº 10 - 13/Mar/2011 - Diretor: Pe. Manuel Neves

Nenhum comentário: