segunda-feira, 14 de março de 2011

RESSUSCITAR COM CRISTO PARA UMA VIDA NOVA.


O silêncio é a fonte da palavra. A reflexão é o princípio da decisão.. A inércia é a base do movimento. A oração não é tempo inútil: é a raiz dum tempo novo. A Palavra de Deus não é letra morta. É projeto de um homem novo. A Quaresma não é só negação, penitência. É esforço de caminhada, é condição de conversão para chegar à meta que é Cristo.

1 - Quarenta dias choveu torrencialmente sobre a terra. (Gen.7,17) O dilúvio foi o princípio duma nova criação. A água era figura do Batismo. A arca figura da Igreja (IPed.3,21) Durante os quarenta dias da Quaresma revivamos as exigências do nosso batismo reencontrando-nos com a Igreja, fortalecendo a vida em comunidade, O Batismo sepulta-nos com Cristo para o pecado e faz-nos renascer com Ele para uma vida nova.

2 - Quarenta dias e quarenta noites permaneceu Moisés no alto do monte Sinai (Ex.24,18). Da intimidade com Deus nasceram a Lei e a Aliança. Durante os quarenta dias da Quaresma dialoguemos com Deus no silêncio e na oração. Reflitamos a Palavra de Deus que nos ajudará a atualizar nossa Aliança batismal com Deus e a assumir nossos compromissos com a Igreja e o mundo.

3 - O povo hebreu expiou as suas iniqüidades errando quarenta anos pelo deserto (Num.14,34). Durante os quarenta dias da Quaresma analisemos, com verdade, a nossa vida. Reconheçamos o nosso pecado individual e coletivo e avancemos na caminhada de conversão a Deus. Celebremos também a nossa reconciliação com Deus e com os irmãos numa Igreja santa e pecadora (Vaticano II, LG.8).

4 - Reconfortado com pão e água trazidos por um anjo, o profeta Elias ergueu-se de vez e caminhou 40 dias e 40 noites até ao alto do monte Horeb (IRs.19,8). Durante 40 dias lembremos a dimensão penitencial da vida cristã. Façamos exame de consciência e preparemo-nos para receber o sacramento da Penitência para nos alimentar com o Pão descido do céu (Jo.6,51) e o vinho novo que brotou do lado de Cristo (Jo.19,34). Na quinta feira santa celebremos a instituição da Eucaristia. Na sexta feira santa chegamos com Cristo ao alto do Calvário para, na Páscoa, nos erguer definitivamente e ressuscitar para uma vida nova com Cristo Ressuscitado.

5 - Quarenta dias e quarenta noites, jejuou Cristo sob a ação do Espírito. (Mt.4,1-11). Durante 40 dias na Quaresma renunciamos, pelo jejum, a alguns alimentos do corpo, para exercer, pela esmola e pela partilha, a caridade. Assim mortificamos o corpo, fortalecemos o espírito para prestarmos culto a Deus, vencer as idolatrias e a tentação do domínio. Com uma vida mais simples e laboriosa poderemos fugir da ostentação e, pela Palavra de Deus mais escutada e meditada, sujeitar nossos projetos à Vontade divina.

6 - Depois da Sua Paixão e Ressurreição, Jesus apareceu vivo a seus discípulos, ensinando-os a respeito do Reino de Deus e preparando-os para o anúncio do Evangelho em todo o mundo (At.1,3). Depois da Páscoa faremos experiência do Cristo Ressuscitado sendo no mundo novo sinais do Deus vivo (Vat. II -L.G.38) Celebraremos Sua presença na vida em comunidade, no exercício da Caridade, na escuta da Palavra e na celebração da Eucaristia. No Pentecostes celebraremos o coroamento das festas pascais e iremos comprometermo-nos a ser, no mundo, o que a alma é no corpo (Vat. II L.G.38).

Nenhum comentário: