domingo, 20 de março de 2011

Espaço Informativo

1- Esta semana, a começar nesta segunda-feira (21), vai decorrer em São Luís, o Retiro Anual dos  Sacerdotes. Apesar dos afazeres quaresmais, um dos dois sacerdotes de Chapadinha deve ir participar.

2- Nos dias 25, 26 e 27 deste mês, portanto, na sexta, sábado e domingo vai decorrer na nossa Paróquia, a Assembleia Diocesana de Catequese. Vamos ter a honra de receber participantes de todas as paróquias da diocese de Brejo. Contamos com mais de 200 pessoas. Estará também presente o Senhor Bispo e, talvez, alguns sacerdotes. Desejamos que seja frutuosa esta assembleia e que todos se convençam da responsabilidade catequética que têm: catequistas, pais, famílias, comunidades, pastorais... A catequese é um processo, tem uma dinâmica que deve ser crescente no seguimento de Cristo. Se resumir-se só a uns encontros para fazer uma festa... tudo perdido. Desde já agradecemos a todos que hospedarem pessoas em sua casa e colaborarem para que esta Assembleia decorra bem.

3- A construção da Igreja de São Raimundo (bairro Corrente) continua em ritmo acelerado. Contamos começar a colocar a telha esta semana. A comunidade já combinou em oferecer um almoço aos trabalhadores no dia que se acabar de colocar a telha.

4- No bairro da Cruz, foi limpa uma lixeira que vizinhos fizeram atrás da capela, encostada à parede da capela e no terreno da Paróquia que, com as chuvas, ameaçava derrubar uma parede. Tivemos que pagar duas enormes caçambas de lixo. Também foram derrubadas duas árvores que estavam a prejudicar o telhado e, com as raízes, ameaçavam outro muro. Essas árvores foram plantadas não pela comunidade. No bairro Japão o lixo público limpa-se com uma pinça, aqui tem que ser com caçamba ou trator.

5- Neste fim de semana, vai haver encontros de catequese nas comunidades do interior. No sábado houve no Barro Branco (caminhos horríveis! – dizem os catequistas que lá foram de moto). No domingo vai haver em Barroca da Vaca e Mangabeira.

6- No próximo domingo, por causa da Assembleia Diocesana, não haverá encontros de Catequese.

7- Há quatro comunidades na cidade que não têm nenhuma sala de Catequese: Novo Castelo, Tigela, Pau Torto e Santo Antônio. Não estão esquecidas, mas as verbas que temos não permitem fazer mais do que estamos fazendo.

8- Vemos, com interesse e alegria, que as comunidades de São Antônio (está promovendo iniciativas para colocar o piso de lajota na capela) e de Santa Luzia (está promovendo um bingo para construir uma nova e maior igreja) se estão interessando por arranjar verbas além da ajuda que o dízimo vai dando.

9- O grupo de jovens que costuma trabalhar a representação da Paixão de Cristo na sexta-feira santa, este ano, por causa da chuva se está atrasando. Pensamos que não vai desanimar!

10- Esta semana foram visitadas as comunidades de Areal, Boa Vista e Tigela. Nestas comunidades são visitados os doentes, confissões todas as tardes e missa à noite ou à tarde.

.....................................................................................
In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha-MA - Nº 14 - 20/Mar/2011 - Diretor: Pe. Manuel Neves.

Nenhum comentário: