segunda-feira, 14 de março de 2011

Falsas Miragens do Deserto da Vida


Deserto é lugar inóspito, inabitável, indesejável. É lugar de passagem. Traz a tentação de voltar atrás, de fugir da carência de tudo e de qualquer maneira. Deserto é lugar de tentação, de miragem: coloca perto o horizonte que nunca se alcança. Deserto é lugar de sofrimento e cria a urgência de sair dele. 
Na Bíblia, o deserto é mais um lugar simbólico que uma localização geográfica. Os Evangelhos dizem que Jesus foi ao deserto, isto é, desceu à maior fragilidade humana, à situação de extrema pobreza. E aí foi tentado pelo diabo a servir-se de Deus, a fazer valer seu prestígio. Mas preferiu ficar servo obediente à vontade do Pai. Também sentiu necessidade de se agarrar aos bens da terra para fugir a tanto sofrimento. Mas ficou pobre, apenas imensamente rico de Amor para salvar os homens. Também O visitou a tentação da glória, do orgulho, de mostrar seu poder. Mas preferiu o despojamento, a paixão, a cruz... que lhe deram a glória da Ressurreição. 
Quaresma é tempo de reflexão e de avivar nossa opção cristã. Temos que nos interrogar quais os valores que estão orientando nossa vida. Hoje o nosso mundo tem os mesmos valores de antigamente, só que a sua hierarquização é diferente. Prefere-se os valores mais fáceis, os descartáveis, os conseguidos com mais rapidez, embora menos duráveis. Os universais, os que transmitem mais felicidade permanente... são esquecidos. 
A maior tragédia de hoje é que as pessoas expulsam de sua consciência a alegria de servir os outros, de buscar felicidade duradoura. Perdem a rota espiritual. Tornam-se atrevidos, abandonam convicções éticas fundamentadas em princípios religiosos para se agarrarem a bagatelas, a ninharias, a prazeres passageiros. Faltando o respeito pelo Absoluto, abre-se espaço para absolutizar tudo que é relativo. E aí se atola no lamaçal do relativismo em que se perde a coragem de lutar pelo bem, se troca o individual pelo comunitário, se ama mais o que agrada que o que se deve, aumenta a voragem, a ganância, a irresponsabilidade... tudo se esvai na satisfação individual... 
Quaresma é tempo de refletir sobre os valores que preferimos em nossa vida pessoal, econômica, familiar, social, política... Refletir e mudar de rota, se sentirmos que andamos perdidos por atalhos esquisitos.

Nenhum comentário: