terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 24/01/2012 - OS JUDEUS E A MULHER HOJE EM DIA

"O Talmud ( livro das leis judaicas), diz que sexos opostos não devem estar juntos em contextos públicos.Não é uma honra maior estar na frente do ônibus.A principal questão é a separação"( Mordekai Plaut, morador em Jerusalém e diretor ultraortodoxo do site chareidi.org. )
Diferenças entre ultraortodoxos e os demais cidadãos israelenses geram temor de ruptura social. Assim se dá o dilema ultraortodoxo, onde os costumes de judeus mais conservadores são vistos como problema pelos seculares. Veja agora :
Regras para as mulheres: 1, Em lugares públicos, devem usar camisa de manga longa e gola rente ao pescoço. As saias devem cobrir os joelhos. 2. Mulheres casadas devem cobrir os cabelos para sair de casa. Muitas adotam perucas ( sheietel), mas é possivel usar lenço, chapéu ou boina. 3. Devem evitar fofoca
Regras para os homens: 1. Devem usar camisa de manga preferencialmente longa, e não é recomendado usar bermudas.2. Homens também devem cobrir a cabeça, a maioria o faz com o quipá ou chapéu.
Regras para os dois: 1. Separação entre homesn e mulheres em locais públicos como ônibus, sinagogas e até calçadas.2. Estranhos de sexo oposto não podem se tocar, muitos não apertam as mãos.3. Homesn não devem ouvir uma mulher cantar pois desperta sentimentos impuros.4. Geralmente, meninos e meninas de famílias ultraortodoxas estudam em escolas diferentes. 5. Não devem assistir a TV ou ir ao cinema para evitar contato com a cultura secular. 6. Métodos contraceptivos não são usados, o que contribui para a formação de famílias numeroas.
Alguns fatos recentes: 1.A israelense Taya Rosemblit se recusou a mudar de assento no ônibus a pedido de um ultraortodoxo.2. Menina de oio anos foi mostrada em choro após ter sido censurada por ultraortodoxos, como usando roupa mais curta. 3.Ultraortodoxos se vestiram com uniformes de prisioneiros nazistas em protesto contrana perseguição.
 Avi Shafran, escritor disse: "O sonho secular é de que Israel seja um país como qualquer outro, e os haredim ( radicais), ao tentarem segurar a tradição judaica, os incomodam".
(Fonte: http://www.isabel/ Fleck.com)

Nenhum comentário: