quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PA'ROQUIA DE CHAPADINHA - 11/01/2012 - S.JOSÉ O PRIMEIRO ENTRE OS SANTOS

SÃO JOSÉ O PRIMEIROENTRE TODOS OS SANTOS

São José foi o escolhido por Deus para ser o pai de Jesus e o guardião de Jesus e de Maria. Ora, como deveria ser alguém escolhido pela Providência para a missão de fazer parte da Sagrada Família de Nazaré? A resposta pode ser encontrada aplicando-se a ele um raciocínio semelhante ao que se faz a respeito de Maria Santíssima.
Quando proclamou o dogma da Imaculada Conceição, em 1.854, o Beato Papa Pio IX na Bula Ineffabilis Deus, afirmou que o Pai tinha de preparar para o seu Filho Unigênito uma Mãe que fosse cumulada, "muito acima de todos os Anjos e Santos, com a abundância dos dons celestiais tirados do tesouro da Divindade".Cabe a pergunta:  qual não deve ter sido o cuidado do Criador ao escolher, desde toda a eternidade aquele que Jesus iria chamar de pai?
Destinado a ser o pai de Jesus tocando assim tão de perto na própria segunda pessoa da Santíssima Trindade, São José era profundamente vinculado ao Redentor como nenhuma outra pessoa foi logo após Maria Santíssima.
Além disso, foi São José quem conduziu Nossa Senhora a Belém para que se cumprisse a profecia de que ali nasceria o Salvador. Foi ele também quem levou a Mãe e o Menino para o Egito fugindo de Herodes, e quem decidiu estabelecer-se com eles em Nazaré. Por isso seus próprios conterrâneos perguntavam: "porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos?"( ( Jo. 6, 42)
Na mesma Bula antes citada o Beato Pio IX  afirmou também que Deus uniu o Salvador e Nossa Senhora numa indissolúvel aliança: "Nem Maria sem Jesus, nem Jesus sem Maria". Não é damasiado afirmar que ä Mãe e ao Filho congregou também São José, o primeiro entre todos os Santos.

Nenhum comentário: