quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA- 26/01/2012 - A ORIGEM DO PANETONE

A ORIGEM DO PANETONE
A história do Panetone tem origem numa história de amor. Tudo começou no século 15, quando um jovem milanês membro da família Atellini se apaixonou pela linda filha de um padeiro chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o futuro sogro, o rapaz disfarçou-se de ajudante  de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhosos pão naturalmente fermentado e com frutas de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma totalmente diferente do pão, cuja superfície foi moldada no formato de uma cúpula de igreja. Assim, o jovem presenteou  o padeiro e futuro sogro com o pão.
O sucesso foiu tão imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida o pão da padaria do Toni e com o tempo, simplesmente Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica.
O panetone é submetido a um processo de fermentação natural, fator responsável por deixar o doce com uma consistência bastante macia. Atualmente existem algumas variedades da receita original do panetone, como o Sorvetone e o Chocotone,e a Colomba Pascal

RECEITA
-  Kg de farinha de trigo. 100g de fermento. 200g de manteiga. 200g de açúcar. 15g de mel. 8gemas. 10g de sal. 250g. de frutas cristalizadas. 150g de uvas passas embebidas no rum.  1 pitada de aroma de baunilha.  Raspas e suco de laranja.   Água
Modo de Preparo:
Misture 100g da farinha, o fermento e um pouco de água em um recipiente, deixando a mass acom a aparência de uma esponja.
Deixe a massa descansar por 15 minutos e logo após adicione o restante dos ingredientes. Deixe para colocar as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último, formando uma massa bem macia.
Coloque um pano sobre todo o panetone por aproximadamente 20 minutos. Em seguida faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar outra vez até que a massa tenha crescido o dobro de seu a tamanho inicial. Coloque para assar em uma assadeira ou forma de papel num forno pré-aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Nenhum comentário: