sábado, 7 de janeiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA -08/01/2012 - DIA DOS SANTOS REIS

A festa de hoje é tradicionalmente chamada dos " SANTOS REIS",  e na terminologia oficial da Igreja de EPIFANIA., que em grego significa a manifestação de Deus.
A profecia do 3° Isaías nos mostra a realidade seguinte: Deus está tirando Jerusalém da escuridão do cativeiro da Babilônia para ser a líder da luz e das peregrinações. Jerusalém está sendo reconstruída, e o apelo à liderança de Jerusalém se repete, agora com mais força, onde todos os exilados voltarão e não só , reis, e inundação de camelos, como gentes de Sabá  e de todo mundo virão proclamar o nome do Senhor. Hoje como ontem todas as nações querem visitar Jerusalem, andar onde Jesus andou, passar onde Jesus passou, para que Ele passe um pouco mais onde nós andamos e passamos.
Na carta aos Efésios, a 2ª profecia de hoje, simbolizados nas três personagens dos Magos vem a grande revelaçção " os pagãos  são admitidos à mesma herança e associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do evangelho. " (3, 6) . É por isso que todos somos discípulos e missionários convocados pelo Documento da Aparecida para uma missão continental  no apostolado de hoje para a América latina"( DAp.213 e 370) e para os nossos vizinhos e em primeiro lugar para a nossa própria família.
A lição moral da narrativa do evangelho: Os "de fora" estavam mais atentos aos sinais de Deus do que  os instalados na religião há muito tempo. A acomodação na fé faz correr o risco da cegueira. Enquanto muitos andam inquietos e ainda buscam um Deus mais autêntico, outros arquivam Deus nos seus armários como um dado adquirido..Finalmente: a última lição moral: a desconfiança diante dos poderosos: "quando a esmola é muito grande o santo desconfia. " E o céu avisa: " voltem por outro caminho, porque Herodes quer procurar o menino para matá-lo" ( Mt. 2, 13)
Obs: para quem queira saber o significado dos reis magos, na tradição seria assim:
Gaspar significa " aquele que vai inspecionar"; Melquior quer dizer " o meu rei é luz" e Baltazar se traduz por " Deus manifesta o rei".

NOTICIAS DA PARÓQUIA:
1)-  Dia 02 deu início na diocese ( Centro de Formaçção, antigo Seminário) o Curso de extensão universitária para Agentes de Pastoral de toda a diocese. Em periodo de férias, com terminus no ano 2014. De Chapadinha estão frequentando o Curso10 agentes de Pastoral da Paróquia. Bom sucesso.
2)-  A igreja-sanuário de SANTA LUZIA está em fase de acabamento definitivo. Está prevista a inauguração para o dia 29 deste mês de Janeiro,dia 29.
3)- Estão entre nós passando férias os Seminaristas da BOA NOVA, Francisco Mário e RonaldoViana, que estudam no LAR DA BOA NOVA  em Belo Horizonte.
4)- P.Casimiro estará viajando para São Paulo no próximo sábado para passar  férias com seus familiares, até no dia 20 de Fevereiro. Boa viagem.


Nenhum comentário: