domingo, 22 de janeiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 22/01/2012 - CONVERSÃO UMA NOVA VIRADA NA VIDA

Depois que João Batista mostrou a identidade de Jesus nos versículos anteriores lidos no domingo passado, agora começa apresentá-lo como Messias credenciado para todos. "Convertei-vos e crede nele ( o evangelho)'. ( Mc. 1, 15)
Como Jonas na pregação aos ninivitas, Jesus aparece como profeta apocalíptico mas, em vez de uma catástrofe, anuncia a boa-nova da chegada do reino pela conversão e pela fé
A mensagem de Jonas teve êxito e produziu penitência ä base do medo, a mensagem de Jesus solicita aceitação da sua pessoa que é a boa-nova ( a conversão). Penitência  tem a ver com pena e castigo. Conversão é dar nova virada à vida, aceitando livre, e conscientemente e com alegira a salvação. Nisto encontramos um bom exemplo na espiritualidade do Antigo Testamento, no Salmo 118: "é esta a parte que eu escolhi por minha herança, observar vossas palavras, ó Senhor; escolhi por vossa lei guiar meus passos". ( Sal. 118, 57). Repare que o salmista orante já nessa época se alegrava em aceitar o reino de Deus.  Hoje dizemos eu aceito Jesus, mas ele já aceitava escolher os caminhos do Senhor e sua lei, seus mandamentos. Como é bom acostumar na catequese o caminho de aceitar e escolher este camimho.
Jesus é o Reino de Deus em pessoa, é a presença do reino de Deus. Todo e evangelho de S.Marcos desenvolve essa verdade. Veja o que é conversão na afirmação do profeta Baruc: “como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior”.( Br. 4, 28)
No inicio, o significado de Jesus estava envolto em mistério, mas aos poucos vai-se revelando para quem for aceitando a boa-nova, sobretudo quando esta se tornar cruz e ressurreição.

Nenhum comentário: