segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PARÓQUIADE CHAPADINHA - 09/01/2012

         
       HISTÔRICO DO " NOITE FELIZ"                 

Estamos já depois do Natal, muitos em suas férias no interior ou noutras cidades com seus familiares.
Outro dia eu mostrei neste mesmo Blog o histôrico da Árvore do Natal, e do Papai Noel. Hoje vou recordar o histôrico do Hino" Noite Feliz"
O hino " NOITE FELIZ" internacionalmente cantado  foi composto pelo padre Joseph Mohr num pequeno povoado da Austria, Obendorf, no ano de 1818. Preparava ele seu sermão para a Missa do Galo, em dia de Natal. Enquanto o padre se encontrava imerso na leitura das sagradas Escrituras, tocou à sua porta uma senhora pedindo-lhe que fosse abençoar o bebê recém-nascido de uma vizinha. O sacerdote acompanhou a boa mulher até na humilde cabana. Banhado por débil luz e aquecido por fraca lareira, um leito simples acolhia a jovem mãe como recém nascido doce e serenametre adormecido em seus braços, aguardando ser abençoado
Quanta paz! Quanta inocência! Quanta presença do sobrenatural havia naquela singela cena!
No retorno, um poema fluíu com extrema facilidade de sua pena descrevendo os sentimentos que embalaram sua alma na pobre choupana. Estava escrito o " Stille Nacht" ( Noite Feliz).
Na manhã seguinte, o padre Mohr procurou seu amigo Franz Gruber professor de música e mostrou-lhe as linhas que havia escrito. Gruber se encantou com a poesia, e logo compôs uma melodia para  ela. A partir daí a canção foi sendo difundida aos poucos pelo mundo inteiro e traduzida para todas as líguas.
Dias atrás eu escrevi neste Blog da Paróquia como a fé e  religião católica estão na base e na raiz de tantas tradições que hoje reinam em todo mundo, como a Árvore de Natal, introduzida pelo Bispo São Bonifácio, da Alemanha, o Papai Noel pelo bispo São Nicolau, digamos que foi ele o primeiro Papai Noel, e hoje o hino mais cantado em todo mundo " NOITE FELIZ".  Demos graças a Deus porque Ele age pelos seus santos para fazer a alegria reinar no meio de nós e alegria que sem nem saber provém de Deus mesmo, para felicidade nossa.

Nenhum comentário: