sábado, 14 de janeiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 15/01/2012 - NARCISISMO OU SUPERAÇÃO?

Narciso, figura mítica, conta a lenda que debruçando-se sobre as águas contemplava todos os dias a sua figura esbelta. Até que um dia deu-lhe um branco, desiquilibrou, caíu e se afogou nas águas que eram o seu espelho.
Sinônimos: narcisista = egoísta, ensimesmado, olhando só para o seu umbigo e seus interesses sexuais.
Altruísta = se doando aos outros, amigo de fazer o  bem, usando a sexualidade com responsabilidade

Bichos não têm outra felicidade que não seja a biológica. Serão felizes só na sua função do comer, beber e do sexo. Porém já não assim na pessoa humana. Temos uma destinação transcendente infinitamente supeior e mais além de toda matéia biológica e suas exigências. "O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor"(1 Cor. 6, 13). "Deus que ressuscitou Jesus nos ressuscitará também a nós pelo seu poder"(v.14)

Animais se governam pelo instinto biológico. O ser humano pelo instinto espiritual ( a fé e a razão). Deus criou a natureza animal para um nível infimo de felicidade, a felicidade animal; e  criou  o ser humano para um nível superior, a felicidade espiritual, fundamentada na ressurreição e na vida nova participada de Cristo."Ignorais que vossos corpos são membros de Cristo"?( v.15). "Quem adere ao Senhor torna-se um só com Ele"( v.17).
Resumindo:
:A questão  é se eu escolho  rastejar ao nível do animal, ou aprimorar minhas asas    para voar ao nívl das estrelas. Esta é a questão proposta hoje por S.Paulo  aos Corintios, uma comunidade  muito dada à libertinagem  sexual.

A 2ª questão  é  se eu quero viver uma vida de narcisista, pensando só no meu umbigo , ou me dedicar aos outros desenvolvendo a vocação altruísta, a exemplo da madre Teresa de Calcutá, ou da Bem-aventurada  Irmã  Dulce dos Pobres.     


II- João Batista chama Jesus "Cordeiro  de Deus" . Na tradição judaica   cordeiro é tanto " Servo"     anunciado pelos profetas, como o "cordeiro", que morto e assado  fez  a refeição da passagem do mar vermelho . Em Jesus estão presentes os dois significados . Cordeiro-servo  e Cordeiro-sacrificado. Era o anúncio da identidade  de Jesus. Para levar adiante sua identidade Jesus começou com a convocação  dos primeiros discipulos, par "ir"  e " ver "   ( permanecer, morar com Ele. Os que foram encaminhados    pelo Batista até Jesus chamaram outros, num movimento em cadeia. Essa  deve ser a nossa disposição  hoje , chamados em cadeia, uns auxiliando os outros a reconhecer a voz de Deus, igual fez Eli a respeito de Samuel   ( 1ª leitrua, de 1 Sam. 3, 3-19), e igual deve fazer a Catequese iniciando no reconhecimento da voz de Deus  a pessoa dos catequizandos.                    


Nenhum comentário: