quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA- 12/01/2012- PINCELADAS SOBRE TELENOVELAS E HISTÔRICO

" Em 1970 as telenovelas atingiam 30 milhões de expectadores. Com a abertura política no país, em 1989, e no inicio do processo de globalização a telenovela foi transformada  em produto de mercado."  ( Lauro César Muniz)
Você vai ver rapidamente a  análise feita por este autor  de muitas novelas e que está  na raiz e no surgimento da telenovela brasileira. Para entender desde  já o desenrolar deste tema, confira a afirmação de Lauro: "Com a proibição das peças de teatro pela censura, as novelas foram a  válvula de escape para  se comunicar". Era na epoca  da ditadura.
A telenovela se fixou no Brasil   em 1963. Um ano depois aconteceu o golpe militar . Aí ficou dificil fazer  um teatro contundente com preocupação política. Veio daí a tendência para se refugiar  noutra onda, a onda  das telenovelas. Sirva como exemplo a novela " ROQUE SANTEIRO", de Dias Gomes  proibida pela censura  em 1970, e só liberada  em 1980. A geração de autores    de novelas  dos anos     de 1960, oriunda do teatro, construíu  a  base da teledramaturgia  brasileira.  A migraçao para  a televisão  aconteceu  naquele momento  por conta do golp da ditadura  que trouxe a censura. Nomes como José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( Boni), Daniel Filho, Gilberto Braga, e Lauro César Muniz e o próprio Dias Gomes brigaram muito com a censura. " Quando os censores percebiam  uma relaçao de conflito davam um jeito de censurar e nos obrigavam a amenizar a história. Era melhor ceder em algum aspecto do que tirar tudo do ar. " Brigávamos  muito com a censura. Nossos argumentos  eram bons,  mas eles eram burocratas". Assim conseguíamos liberar  algumas coisas , às vezes cedíamos, em outras não. Na teledramaturgia, governos não podiam existir, então não se falava sobre eles. Na novela " Escalada" , de 1975  foi mencionado o nome do presidente Juscelino Kubitscek e isso foi cortado. Não se podia dizer que o JK  tinha sido presidente do Brasil. Ou seja, a história do Brasil estava sendo censurada.(amanhã verá mais no próximo Blog ).

Nenhum comentário: