" Em 1970 as telenovelas atingiam 30 milhões de expectadores. Com a abertura política no país, em 1989, e no inicio do processo de globalização a telenovela foi transformada em produto de mercado." ( Lauro César Muniz)
Você vai ver rapidamente a análise feita por este autor de muitas novelas e que está na raiz e no surgimento da telenovela brasileira. Para entender desde já o desenrolar deste tema, confira a afirmação de Lauro: "Com a proibição das peças de teatro pela censura, as novelas foram a válvula de escape para se comunicar". Era na epoca da ditadura.
A telenovela se fixou no Brasil em 1963. Um ano depois aconteceu o golpe militar . Aí ficou dificil fazer um teatro contundente com preocupação política. Veio daí a tendência para se refugiar noutra onda, a onda das telenovelas. Sirva como exemplo a novela " ROQUE SANTEIRO", de Dias Gomes proibida pela censura em 1970, e só liberada em 1980. A geração de autores de novelas dos anos de 1960, oriunda do teatro, construíu a base da teledramaturgia brasileira. A migraçao para a televisão aconteceu naquele momento por conta do golp da ditadura que trouxe a censura. Nomes como José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( Boni), Daniel Filho, Gilberto Braga, e Lauro César Muniz e o próprio Dias Gomes brigaram muito com a censura. " Quando os censores percebiam uma relaçao de conflito davam um jeito de censurar e nos obrigavam a amenizar a história. Era melhor ceder em algum aspecto do que tirar tudo do ar. " Brigávamos muito com a censura. Nossos argumentos eram bons, mas eles eram burocratas". Assim conseguíamos liberar algumas coisas , às vezes cedíamos, em outras não. Na teledramaturgia, governos não podiam existir, então não se falava sobre eles. Na novela " Escalada" , de 1975 foi mencionado o nome do presidente Juscelino Kubitscek e isso foi cortado. Não se podia dizer que o JK tinha sido presidente do Brasil. Ou seja, a história do Brasil estava sendo censurada.(amanhã verá mais no próximo Blog ).
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